Módulo 1

 

FOUCAULT E A DEFINIÇÃO DE FILOSOFIA COMO QUESTIONAMENTO SOBRE A VERDADE

 

 

  

FOUCAULT E A DEFINIÇÃO DE FILOSOFIA COMO

 QUESTIONAMENTO SOBRE A VERDADE

 

1 - A FILOSOFIA É UM QUESTIONAMENTO SOBRE O CONHECIMENTO E A VERDADE

A filosofia * sempre esteve ligada no Ocidente ao problema do conhecimento. Não se escapa disso. Quem se pretender filósofo e não se colocar a questão “o que é o conhecimento?” ou “o que é a verdade?”, em que sentido se poderia dizer que é um filósofo? E mesmo que eu diga que não sou filósofo, se for da verdade que me ocupo, eu sou apesar de tudo filósofo.

FOUCAULT, Michel. Sobre a geografia. In: Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.p. 156.

 

2 - A VERDADE ESTÁ LIGADA CIRCULARMENTE AO PODER: O PODER PRODUZ E APÓIA OS DISCURSOS DE VERDADE; POR SUA VEZ, A VERDADE PRODUZ E APÓIA EFEITOS DE PODER

        Por "verdade", entendo * um conjunto de procedimentos regulados para a produção, a lei, a repartição, a circulação e o funcionamento do enunciados. A "verdade" está circularmente ligada a sistemas de poder, que a produzem e apóiam, e a efeitos de poder que ela induz e que a reproduzem.

FOUCAULT, Michel. FOUCAULT, Michel. Verdade e poder. In: Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.p. 14.

Não há exercício de poder sem * discursos de verdade que funcionam neste poder, a partir e através dele.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 28.

 

3 – HÁ MILÊNIOS, A FILOSOFIA QUESTIONA COMO DEVERIA SER O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS NA VIDA SOCIAL, ISTO É, A FILOSOFIA QUESTIONA SOBRE A VERDADE MORAL; PARA FOUCAULT, A FILOSOFIA PRECISA TAMBÉM REFLETIR SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE AS VERDADES MORAIS  E O PODER .

         O que é a filosofia senão uma maneira de refletir * sobre nossa relação com a verdade? * É preciso acrescentar; ela é uma maneira de perguntarmos: se esta é a relação que temos com verdade, como devemos nos conduzir? Acredito que se fez e que se faz atualmente um trabalho considerável e múltiplo, que modifica simultaneamente nossa relação com a verdade e nossa maneira de nos conduzirmos.

FOUCAULT, Michel. O filósofo mascarado. In: Ditos e escritos II. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. p. 305 e 306.

Por "moral" entende-se um conjunto de valores e regras de ação propostas aos indivíduos e grupos por intermédio de aparelhos prescritivos diversos, como podem ser a família, as instituições educativas, as Igrejas etc. * É necessário também admitir que em certas morais a importância * deve ser procurada do lado das instâncias de autoridade que fazem valer esse código, que o impõem à aprendizagem e à observação, que sancionam as infrações; nessas condições, a subjetivação se efetua, no essencial, de uma forma quase jurídica, * o sujeito moral * deve se submeter sob pena de incorrer em faltas que o expõem a um castigo.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2. Rio de janeiro: Edições Graal, 1984. p. 26 e 29.

 

4 - A FILOSOFIA EM SUA HISTÓRIA SEMPRE REFLETIU SOBRE O QUE É A CIÊNCIA. PARA FOUCAULT, A FILOSOFIA PRECISA TAMBÉM REFLETIR SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE AS VERDADES CIENTÍFICAS E O PODER.

       Trata-se de saber que efeitos de poder circulam entre os enunciados científicos; qual é o seu regime interior de poder.

FOUCAULT, Michel. FOUCAULT, Michel. Verdade e poder. In: Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979. p. 4.

        Procurei saber como o sujeito humano entrava nos jogos de verdade, tivessem estes a forma de uma ciência ou se referissem a um modelo científico, ou fossem como os encontrados nas instituições ou nas práticas de controle. * O problema das relações entre o sujeito e os jogos de verdade havia sido até então examinado por mim a partir * de práticas coercitivas - como no caso da psiquiatria e do sistema penitenciário. * Procurei mostrar como o próprio sujeito se constituía, nessa ou naquela forma determinada, como sujeito louco ou são, como sujeito delinquente ou não, através de um certo número de práticas, que eram os jogos de verdade, práticas de poder etc. * Quando falo de relações de poder e de jogos de verdade, não quero de forma alguma dizer que os jogos de verdade não passem * de relações de poder que se quer mascarar - esta seria uma caricatura assustadora. Meu problema é, como já disse, saber como os jogos de verdade podem se situar e estar ligados a relações de poder. Pode-se mostrar, por exemplo, que a medicalização da loucura, ou seja, a organização de um saber médico em torno dos indivíduos designados como loucos, esteve ligada a toda uma série de processos sociais, de ordem econômica em um dado momento, mas também a instituições e a práticas de poder. Esse fato não abala de forma alguma a validade científica ou a eficácia terapêutica da psiquiatria: ele não a garante, mas tampouco a anula. Que a matemática, por exemplo, esteja ligada - de uma maneira alias totalmente diferente da psiquiatria - às estruturas de poder, * não significa de forma alguma que a matemática seja apenas um jogo de poder, mas que o jogo de verdade da matemática esteja de uma certa maneira ligado * a instituições de poder.

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In Ditos e escritos V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. p. 264, 275, 281 e 282

 

5 - A FILOSOFIA EM SUA HISTÓRIA SEMPRE REFLETIU SOBRE A RELIGIÃO E AS QUESTÕES TRAZIDAS PELA RELIGIÃO, COMO DEUS, MORAL, VIDA DEPOIS DA MORTE ETC. PARA FOUCAULT, A FILOSOFIA PRECISA TAMBÉM REFLETIR SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE AS VERDADES RELIGIOSAS E O PODER.

         Há * um poder que existe no Ocidente desde a Idade Média, uma forma de poder que não é exatamente nem um poder político nem jurídico, nem um poder econômico, nem um poder de dominação étnica, e que, no entanto, teve grandes efeitos estruturantes dentro das nossas sociedades. Esse poder é de origem religiosa, aquele que pretende conduzir e dirigir os homens ao longo de toda a sua vida e em cada uma das circunstâncias desta vida, um poder que consiste em querer controlar a vida dos homens em seus detalhes e desenvolvimento, do nascimento à sua morte, e isso para lhes impor uma certa maneira de se comportar, com a finalidade de garantir a sua salvação. É o que poderíamos chamar de poder pastoral.

FOUCAULT, Michel. A filosofia analítica da política. In: Ditos e escritos V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.p. 51 e 52.

 

6 – PARA FOUCAULT, A VERDADE SEMPRE MANTÉM ALGUMA RELAÇÃO COM O CONTEXTO SOCIAL, POLÍTICO E HISTÓRICO EM QUE SURGIU; CONSTATANDO A MULTIPLICIDADE DAS VERDADES E OS INTERESSES POLÍTICOS POR TRÁS DA VERDADE, FOUCAULT REALIZA UMA CERTA RELATIVIZAÇÃO DA VERDADE

         A verdade é deste mundo; ela é produzida nele graças a múltiplas coerções e nele produz efeitos regulamentados de poder. Cada sociedade tem seu regime de verdade, sua “política geral” de verdade: isto é, os tipos de discurso que ela acolhe e faz funcionar como verdadeiros; os mecanismos e as instâncias que permitem distinguir os enunciados verdadeiros dos falsos, a maneira como se sanciona uns e outros; as técnicas e os procedimentos que são valorizados para a obtenção da verdade; o estatuto daqueles que têm o encargo de dizer o que funciona como verdadeiro.

FOUCAULT, Michel. FOUCAULT, Michel. Verdade e poder. In: Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979. p. 12.

 

7 – AO RELACIONAR SABER E PODER, A FILOSOFIA QUESTIONA O DISCURSO QUE CADA SOCIEDADE CHAMA DE “VERDADE”; POR ISSO, É SEMPRE POSSÍVEL QUE A FILOSOFIA EXERÇA UM PAPEL POLÍTICO SUBVERSIVO E TRANSFORMADOR DENTRO DAS SOCIEDADES EM QUE É PRATICADA

O filósofo não tem papel na sociedade. Não se pode situar seu pensamento em relação ao * grupo. Sócrates é um excelente exemplo: a sociedade ateniense pôde apenas lhe atribuir um * papel subversivo, seus questionamentos não podiam ser admitidos pela ordem estabelecida.

FOUCAULT, Michel. O que é um filósofo. In: Ditos e escritos II. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.p. 34.

 

8 - FOUCAULT NÃO PROPÕE NEM ACHA POSSÍVEL UMA VERDADE PURA, ISTO É, PURIFICADA DAS RELAÇÕES DE PODER, POIS TODA E QUALQUER VERDADE RELACIONA-SE CIRCULARMENTE COM O PODER. MAS FOUCAULT ACHA POSSÍVEL A PRODUÇÃO DE VERDADES QUE FUNCIONAM COMO PODERES DE OPOSIÇÃO E CONTESTAÇÃO; FOUCAULT PROPÕE VERDADES DESVINCULADAS DAS FORMAS ESTABELECIDAS DE PODER, QUE NÃO SE DEIXAM CAPTURAR PELO PODER ECONÔMICO, POLÍTICO, RELIGIOSO, CIENTÍFICO, MILITAR, MIDIÁTICO ETC. DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE

Em nossas sociedades * a verdade tem cinco características historicamente importantes: (1) a “verdade” é centrada na forma do discurso científico e nas instituições que o produzem; (2) está submetida a uma constante incitação econômica e política (necessidade de verdade tanto para a produção econômica, quanto para o poder político); (3) é objeto, de várias formas, de uma imensa difusão e de um imenso consumo (circula nos aparelhos de educação ou de informação, cuja extensão no corpo social é relativamente grande *); (4) é produzida e transmitida sob o controle, não exclusivo, mas dominante, de alguns grandes aparelhos políticos e econômicos (universidade, exército, escritura, meios de comunicação); (5) enfim, é objeto de debate político e de confronto social (as lutas ideológicas). *

O problema político essencial para o intelectual * é saber se é possível constituir uma nova política da verdade. O problema * é mudar * o regime político, econômico, institucional de produção da verdade.

         Não se trata de libertar a verdade de todo sistema de poder – o que seria quimérico na medida em que a própria verdade é poder - mas de desvincular o poder da verdade das formas de hegemonia (sociais, econômicas, culturais) no interior das quais ela funciona no momento.

FOUCAULT, Michel. Verdade e poder. In: Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979. 13 e 14.

* O asterisco indica que uma parte do texto original acima foi suprimida com finalidade didática, para que o conteúdo apresentado ao aluno fique mais claro.


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LIDERANÇA POLÍTICA E DOUTRINAÇÃO DA VERDADE:




MÍDIA COMO INSTRUMENTO TECNOLÓGICO DE INTERNALIZAÇÃO DAS VERDADES ESTABELECIDAS:





























 


 



IMPOSIÇÃO DAS VERDADES DE GÊNERO:

 

 

 


MODOS DE MANIFESTAÇÃO DA VERDADE: RELIGIÃO, MORAL, CIÊNCIA:






FOUCAULT (1926-1984), FILÓSOFO FRANCÊS:

 

 





 

                                                                               

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                                                    Spice Girls Explicam Foucault.



                                                    Spice Girls - Say You'll Be There




Michel Foucault, filósofo francês que sempre assumiu sua homossexualidade, morreu em 1984 de HIV, numa época em que a doença estava apenas começando a se difundir e não era plenamente conhecida e compreendida.


EDUCAÇÃO PARA A INTERNALIZAÇÃO DAS VERDADES ESTABELECIDAS:














EDUCAÇÃO "SEM PARTIDO" PARA A INTERNALIZAÇÃO DAS VERDADES ESTABELECIDAS:

 


 



GUERRA CULTURAL OU LUTA ENTRE AS VERDADES:

 


 





 

ARTICULAÇÃO POSSÍVEL ENTRE VERDADES HETEROGÊNEAS:

 

 
 

 

 
 

 
 

 
 
 
 

 
  

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